As taxas de juros praticada no Brasil são umas das maiores do mundo. A verdade é que nós brasileiros já estamos cansados de saber disso, muitas vezes temos impressão de que a gente já nasce pagando juros e impostos, uma coisa meio “respirou, pagou”. Você já teve essa impressão também?

É bem provável que você já tenha pago muitos juros nessa vida, isso porque é o mais comum, crescemos vendo isso, nossos pais pagando juros e mais juros. Mas e sobre ganhar? Você já ganhou juros alguma vez na vida? Sabia que existe um mundo paralelo a esse das dívidas, onde é possível receber muito dinheiro através de juros e rendimentos aqui no Brasil? É gata e quanto maior as taxas de juros por aqui mais dinheiro você pode ganhar.

“As taxas de juros no Brasil são altas”: O que isso quer dizer?

A primeira coisa que você tem que saber é que quando falamos em juros aqui no BR, a referência principal é a taxa Selic. Conhecida também como a taxa básica de juros da economia brasileira, essa gata não é pouca coisa não viu, porque essa taxa é a responsável por nortear os juros das mais diversas operações que são realizadas no mercado financeiro. É como se ela ditasse quanto os bancos vão poder cobrar em seus produtos (empréstimos, financiamentos e etc.), isso porque quando a senhora Selic está alta os bancos possuem mais margem para cobrar alto de seus clientes e quando ela está baixa eles tendem a cobrar juros menores, ou pelo menos não deveriam.

Portanto, quando a senhora taxa Selic sobe os outros juros ficam mais altos, operações como empréstimos, financiamento, cheque especial e outros ficam mais caros. E o mesmo acontece quando é ao contrário, a taxa Selic desce , os juros em geral e produtos bancários ficam mais baratos.

Quem determina o aumento das taxas de juros?

Quem manda nessa bagaça toda é o Branco Central (BC) – eu chamo de banco dos bancos- , através do Comitê de Política Monetária (COPOM) que é um grupo seleto de especialistas em mercado econômico que se reúnem a cada 45 dias para analisar as informações sobre a economia do Brasil e decidir sobre aumento ou a diminuição da taxa Selic.

Essa decisão é diretamente influenciada pela expectativa econômica do país , como crescimento do PIB, inflação, cotação do dólar e por aí vai. Informação extra é mega importante: O principal objetivo da taxa Selic é controlar a inflação. Quando a inflação está mais alta, por exemplo, o governo (através do BC) tende a aumentar a taxa básica de juros para desestimular o consumo e a inflação diminuir. Em contrapartida, se a Selic é reduzida, o objetivo do governo é estimular o consumo e aquecer a economia.

3 investimentos para aproveitar o aumento da Selic e fazer seu dinheiro render mais

investimentos opções
Opções de investimentos seguros, fáceis e mais rentáveis que a poupança

A maioria de nós conhecemos apenas o lado ruim dos juros, o lado de quem paga. Poucos são os que conhecem o lado bom, o de quem recebe juros. Pois bem, saiba que no mundo das finanças existem 2 lados, um onde as pessoas compram, financiam, pegam empréstimo e pagam juros e mais juros para os bancos. E existe um outro lado onde a grama é mais verde, onde pessoas comuns como eu e você emprestam seu dinheiro para bancos e instituições e recebem juros por isso. Tá chocada?

E se você pensou: eu preciso começar a fazer isso, comece pelos investimentos mais seguros e fáceis que existem no mercado financeiro, a Renda Fixa. Essa categoria de investimentos é um tipo de empréstimo, onde desta vez você estará do outro lado … você será o credor e não mais o devedor.
E o que é mais maravilhoso neste tipo de investimento é que ele te dá uma previsibilidade de retorno. Você sabe mais ou menos quanto vai ganhar. Isso acontece porque muitos títulos usam a taxa básica de juros (a Selic) como referência para rentabilizar seu dinheiro investido. Assim, investidores que aplicam nesses tipos de investimentos acabam ganhando mais juros (dinheiro) com o aumento da taxa Selic.

E como uma verdadeira fada das finanças eu vou te dar três opções seguras e fáceis que irão fazer seu dinheiro render bem mais que a poupança:

1. Tesouro Selic : se beneficie com a alta da taxa de juros

O Tesouro Selic é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado. Isso porque você empresta seu dinheiro pro governo federal, e vai receber juros por isso. O mais babadeira dessa aplicação é que o seu dinheiro não fica preso e você pode resgatá-lo sempre que precisar.

2. Contas remuneradas (Nubank, Picpay , por exemplo)

Com a digitalização do mercado financeiro hoje temos instituições cada vez mais competitivas no mercado e loucas para ter você como cliente/investidor. E pra ganhar nós, esses bancos digitais ( e alguns físicos) nos oferecem contas remuneradas, onde só em depositar nosso dinheiro, ele renderá automaticamente, uma linha bem poupança, mas pagando bem melhor. Posso citar como exemplo desses tipos de conta a própria Nuconta, o Picpay, o Pagbank e diversos outros que têm surgido nos últimos anos. Geralmente essas contas oferecem uma rentabilidade similar a do tesouro Selic, porque querem ser competitivas e pagam pelo menos 100% do CDI (e nem aceite menos que isso)

3. CDB de liquidez diária:

Um CDB ( certificado de depósito bancário ) é uma ótima opção para você começar no mundo dos investimentos. Isso porque são aplicações seguras e rentáveis onde você empresta seu dinheiro para os bancos e ganha seus bons juros por isso. A maioria dos CDBs tem uma rentabilidade boa e também possuem a taxa Selic como referencial para esse rendimento. Cuidado na hora de investir, não aceite uma rentabilidade de CDB que pague menos de 100% do CDI e preste bastante atenção no dia de resgate viu, tem uns que seu dinheiro ficará preso, e se você precisar não conseguirá usar. Se for pra sua reserva financeira, escolha um CDB que possua liquidez diária.


E aí já pensou em invés de pagar juros para o banco, passar a receber? Sua hora chegou.

Aprenda na prática onde começar a investir do absoluto zero e montar sua reserva financeira

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *