Fazer o dinheiro durar até o final do mês é um grande desafio para a maioria das pessoas, a coisa fica mais complicada ainda quando a meta é fazer o dinheiro sobrar. Se identificou? Não desanime gata, essa realidade é mais comum do que você imagina. Eu mesmo, esse ser lindo, inteligente, controlado e professor de finanças já fui essa pessoas em um passado não tão distante. Eu olhava para a minha conta bancária e ela parecia um número de telefone :
Por isso eu hoje decidi te contar neste post como eu fiz para mudar esse meu jeitinho gastador e começar a fazer o meu dinheiro sobrar todos os meses.
Entenda quem era Weslley na fila das finanças e o meu despertar financeiro:
Desde de muito criança eu já entendia o que era dinheiro e o que a presença e a falta dele era capaz de gerar. Lá em casa as coisas não eram tão legais, eram escassas e eu sabia que era pelo pouco dinheiro que tínhamos. Lembro que quando eu tinha 10 anos, um tio me perguntou o que eu queria ser quando crescesse e eu simplesmente respondi : rico! Ele riu e disse “quem não quer né?”. Na época eu nem entendi direito que o que ele quis dizer era que pra gente que vinha dali isso não passaria de um sonho.
Hoje eu entendo que na verdade o que eu queria era ganhar muito dinheiro para poder acessar/comprar tudo o que eu sempre quis. Nunca tive profissão dos sonhos, minha preocupação era em fazer dinheiro pra sair daquela situação. Para isso comecei a trabalhar com meus 14 anos e desde então não parei mais. Me formei em administração, conheci o mundo das vendas e aprendi a fazer dinheiro nele. Quando eu tinha 20 anos eu já ganhava 3x o salário da minha mãe, que era o mínimo da época. Comprava quase tudo que eu queria, mas tinha um grande problema, eu não pensava no futuro, gastava tudo que ganhava. Meu despertar financeiro aconteceu quando comecei a trabalhar em uma empresa onde meus ganhos eram muito variáveis, meses eu ganhava milhões e outros centavos.
Então comecei a tentar me organizar, procurar saber com o que eu gastava e fazer o dinheiro sobrar do salário do mês bom para cobrir os dos meses ruins. Quando eu comecei e percebi que eu era capaz de fazer o dinheiro sobrar no mês, juntar uma grana pra comprar algo, me empolguei e nunca mais parei.
5 dicas infalíveis para começar a sobrar dinheiro todos os meses:
1- Criar um forte porquê fazer o dinheiro sobrar
Esse porquê foi o motivo que me fez dizer não pra vida de gastadeira. Eu indico você criar ele como uma frase por exemplo: “Eu decidi dar mais atenção à minha vida financeira para que eu possa ter mais dinheiro no futuro e possa me aposentar com segurança”. Você fazendo isso, toda vez que der vontade de comprar uma ‘brusinha’, vai lembrar do seu porquê precisa juntar/investir dinheiro e não vai gastar o que não foi planejado.
2 – Ter sempre metas vai fazer seu dinheiro sobrar:
É gata, dinheiro foi feito para gastar … e se você não tiver metas para ele, nunca passará disso. Quando eu falo de metas é você dar um sentido para o seu dinheiro, e não apenas trabalhar, gastar e depois ter que trabalhar de novo. As metas vão te fazer querer fazer o dinheiro sobrar. Cuidado pra não confundir metas com sonho, meta é algo real, alcançável e sonho não passa de imaginação, uma vontade.
Para transformar seus sonhos em metas financeiras basta encaixar ele na seguinte frase: “Eu preciso de (quantidade de dinheiro) até o dia (data que você quer realizar esse sonho) para (sonho) porque (relevância desse sonho pra você) “
Vou te dar um exemplo meu, eu tenho uma viagem marcada para os EUA no final do ano e preciso de dinheiro para poder realizar esse sonho, então trazendo para nossa frase de meta financeira ficaria:
“Eu preciso de R$10.000 até o dia 10/12/2022 para viajar para Nova Iorque , porque essa viagem é um dos meus maiores sonhos desde a adolescência.
Perceba que você tem que para você ter uma meta babadeira, ela deve responder às seguintes perguntas:
1- Quanto?
2 – Quando?
3 – Para quê? 4 – Por que?
3 – Comprar apenas o que está planejamento
Controlar os meus ganhos e gastos, fazer listinhas de compras, lista de desejo mudaram minha life real. Antes eu era muito doida e saia gastando, comprando sem nem saber direito com o que. Chegava final do mês eu tinha aquela sensação de estar lisa e não saber com o que eu tinha gastado o meu salário. Só depois de criar vergonha na cara e começar a anotar, fazer planilha foi que eu vi o tanto de bobeira que eu dava com meu dinheiro e descobri que eu podia sim fazer ele sobrar para investir.
4. Evitar o excesso
Evite o excesso. O mundo capitalista que tanto amamos faz a gente querer ter muito de tudo, se assim a gente puder comprar, claro. São diversos pares de calçados, trocentas calças e muitas blusas. Quem aqui tem aquela roupa que faz mais de ano que comprou e só usou uma vez? Ou nem tirou da etiqueta? Isso é um excesso mana. foi uma compra burra e desnecessária. Tem uma frase que eu concordo literalmente que diz o seguinte: “o que não é usado é dinheiro parado e o que vai para o lixo é dinheiro no lixo” se você tem objetos encostados, roupas encostada, é dinheiro que está parado e poderia estar investido. Alimentos que você compra e joga no lixo sem usar também é desperdício, além de eu considerar um crime contra a sociedade , pois existem milhares de pessoas passando fome por aí.
5 – Não perder a chance de fazer mais dinheiro
Essa daqui foi pra mim a virada de chave. Manas a gente desde novinhos somos treinados a arranjar um trabalho, na maioria das vezes de carteira assinada, e fazer nosso estilo de vida caber dentro de nosso salário. E a assim a gente faz, acaba se acostumando e se acomodando com nossos ganhos e acha que a vida é essa e ponto. Poucas são as pessoas que vão atrás de fazer algo além do trabalho formal para ganhar mais dinheiro, a famosa renda extra. Vender algo, prestar um serviço , trabalhar em eventos … o que for e talvez essa sua realidade.
Eu sei que muitas vezes estamos muito cansados do trabalho CLT da gente e tal, mas e se eu te disse que o cansaço só aumenta com o passar dos anos? Por isso eu aproveito enquanto sou um jovem adulto para fazer o máximo de dinheiro possível. Ainda no Brasil mesmo tendo um bom emprego e ganhando um bom dinheiro, eu trabalhava em eventos, prestava serviços de consultorias e às vezes até fazia uma rifas pra levantar uma grana. Foi essa renda extra que me fez conseguir investir mais e alcançar a minha primeira meta de ter 100.00,00 investidos antes do prazo que eu estimei.
Por isso eu reforço, se você tiver a oportunidade de fazer renda extra, de ganhar mais dinheiro, aproveite a vitalidade pra quando tiver mais velho conseguir desacelerar com qualidade e dinheiro na conta.
Se você quer saber mais como eu fiz pra juntar os meus primeiros R$100.000,00 eu expliquei tudo direitinho nesse vídeo do meu canal: