Olha se você já assistiu o jornal nacional, você já deve ter visto por aí essa palavrinha. A taxa SELIC é a taxa básica de juros do nosso país. Ela também é a taxa-mãe dos juros porque ela tem nada mais nada menos que a tarefa de regular todas as demais taxas de juros do país, tais como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

SELIC é um sigla para “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – mas nem precisa decorar isso, é só uma informação extra, procure entende o contexto e a funcionalidade dessa taxa tão importante.

Na prática, quando a SELIC sobe os juros cobrados por financiamentos, cartões de crédito e afins tendem a ficar mais caros. Da mesma forma, o oposto, quando a SELIC desce, essas mesmas taxas tendem a ficar mais baratas.

A senhora deve tá se perguntando: “E como essa tal taxa SELIC é determinada? Pois bem , “Ela é definida pelo Banco Central numa reunião que é realizada a cada 45 dias pelo COPOM (sigla para “Comitê de Política Monetárias”) que tem por intuito mantê-la de uma meta pré-estabelecida no início de todo ano pra poder manter a economia em ordem. PODEROSA essa Selic né?

A RELAÇÃO DA TAXA SELIC COM OS INVESTIMENTOS:

Mas e o que essa bendita taxa tem a ver com nossos investimentos? Bem, você sabia que o dinheiro que existe dentro de nossa economia é limitado, que ele não é criado sempre? É gata o Banco central num pode sair fazendo dinheiro adoidado por aí não. Se fosse assim seria muito fácil acabar com a pobreza do Brasil, era só imprimir milhares de reais e distribuir com a população. Isso é tão real que nem o governo pode fazer isso para pagar suas próprias contas ou financiar seus projetos.

Enfim, pelo fato do dinheiro na economia ser limitado, o que precisa ser feito é colocar ele para circular no mercado de diversas maneiras, e uma delas é o empréstimo.

Mas o governo precisa também ter dinheiro para pagar suas dívidas. E como ele faz isso quando, por alguma razão, não tem dinheiro? Bom, além de arrecadar com impostos, acredite ou não, ele também pega dinheiro emprestado! A minha gente não tá fácil pra ninguém.

E é aqui que a famosa taxa SELIC entra em evidência. Ela é responsável por regular as taxas de juros praticadas nesses empréstimos que o governo toma. E você pessoa física também pode emprestar emprestar seu suado dinheirinho ao governo, ele tem por obrigação lhe pagar os juros né? E a taxa que o governo usa para isso é a taxa SELIC.

Seguindo esse bonde do governo os bancos também pegam dinheiro emprestado da gente e nos paga juros por isso também, tendo como referencia também a taxa Selic. Com o cenário de alta da taxa Selic você pode aproveitar diversas oportunidades no mercado e lucrar mais que a poupança, para isso eu tenho um post completo com 3 investimentos para aproveitar o aumento da Selic e fazer seu dinheiro render mais.

CONCLUSÃO | PARA VOCÊ ENTENDER DE VEZ :

Então pra finalizar eu quero que você guarde essa relação entre SELIC e investimentos em sua mente: toda vez que você empresta dinheiro ao governo, na forma de investimentos, os juros que você receberá estarão de acordo com o patamar em que a taxa SELIC estiver naquele período.

E é por isso que a taxa SELIC é tão importante e de tempos em tempos você escuta que ela subiu ou desceu. Qualquer movimento na taxa SELIC altera toda a dinâmica da cobrança de juros em operações financeiras em todo país. Por isso você como investidor tem que ficar de olho nela.

Aula completa de como escolher os melhores investimentos pra quem tem pouco dinheiro:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *